BOTOX PARA USO ESTÉTICO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Quer parecer mais jovem? Veja como atenuar ou prevenir rugas de expressão, lendo tudo o que você precisa saber antes e depois do procedimento com Botox.
Hoje vamos falar do Botox e tudo o que você precisa saber sobre ele antes de depois do procedimento. Perguntas e respostas que vão tirar suas dúvidas com respeito ao procedimento. Ele que desde que foi descoberto ele tem sido utilizado no uso estético e que mais recentemente também para outros fins.
O fato é que inúmeras pessoas têm se beneficiado dos efeitos desta toxina que paralisa os músculos e atenuam e previnem rugas de expressão. Indicação principal para a qual ele é mais procurado.
A história
Foi um poeta alemão, que era também médico e cientista, que esclareceu a doença chamada botulismo. Dr. Justinus Kerner of Wurttemberg, de 1817 a 1822 publicou os primeiros estudos da doença
Em 1978 a toxina foi aplicada em humanos como tratamento,por Scott e surpreendentemente se encontrou uma segurança que a faria ser utilizada em muitas outras indicações médicas, inclusive as estéticas. Jean Carrhuthers trabalhou com Scott aplicando a toxina para tratamento de estrabismo. Uma paciente de estrabismo tratada por Carrhuters relatou que suas rugas melhoravam muito quando a toxina era aplicada. Junto com seu marido, Jean Carrhuters passou a utilizar para fins cosméticos, dando início a revolução que observamos no tratamento das rugas e do envelhecimento.
De lá para cá as indicações e utilização deste medicamento aumentaram vertiginosamente. Podemos utilizar a toxina em muitas áreas da Medicina como Dermatologia, Cirurgia Plástica, Urologia, Neurologia, entre outras.
O nome “botox” refere-se à marca americana que utilizou e tornou oficial pela primeira vez a toxina botulínica para efeitos estéticos (ex: eliminação de rugas de expressão). Por esse facto o procedimento acabou por se tornar mundialmente conhecido pelo nome dessa mesma marca.
Na Dermatologia seu uso estético iniciou em 1994 para rugas de expressão da testa e tratamento de rugas perioculares. Utilizo a toxina em Caxias do Sul desde 1996 com resultados bastante satisfatórios nos pacientes que se submetem a uso regular a cada 6 meses.
Como é usado
A toxina é injetada no músculo e tem o poder de produzir uma paralisia temporária e provocada na área tratada. Por esse motivo, existem diversas técnicas de injeção, uma para cada anatomia e força muscular de cada paciente. Os pontos da toxina de injeção devem ser escolhidos de forma diferente para cada tipo de rosto e expressão facial, preservando a naturalidade de cada pessoa.
Como funciona o tratamento
De uma forma simples, ele bloqueia a ação do músculo onde foi injetado, fazendo-o relaxar e evitando contrações durante um certo período de tempo. O produto é aplicado em cerca de dez minutos com micro agulhas provocando uma dor mínima.
Depois do procedimento, o paciente não tem de tomar cuidados especiais além de não se deitar nas quatro horas seguintes à aplicação, evitar ginásticas pesadas e massagens no local de aplicação no dia do tratamento. Grosso modo, os resultados começam a aparecer dois dias depois, estabilizando-se num máximo de 14 dias.
O que é uma unidade de Botox?
Uma unidade de Botox é 1/100 de um cc (centímetros cúbicos). Esta é uma pequena quantidade.
Como se dilui e como não se deve Diluir o Botox?
O produto é fornecido na forma de um pó. Deve ser reconstituído com solução salina estéril antes de ser injetado. Os profissionais costumam diluir o Botox 1: 1, o que significa que para cada 1 cc de Botox reconstituído, existem 100 unidades de puro Botox.
Já outros profissionais, embora não seja correto, costumam diluir 2: 1, ou seja, para cada 2ccs de Botox reconstituído, existem 100 unidades de pura Botox. Se alguém está oferecendo por um preço muito barato é porque estão diluindo 2: 1 ou o produto não deve ser de boa procedência.
Quanto custa o procedimento ?
O custo varia surpreendentemente de provedor para provedor. Além disso, os preços aumentam quando o fabricante do Botox, aumenta o seu custo para as práticas médicas.Normalmente os profissionais não costumam divulgar o seu preço pela internet. Mas sabemos que outro fator que influencia no preço é a região de alguns lugares do Brasil, como por exemplo onde existem várias clínicas médicas como no Rio de Janeiro e São Paulo que devido a oferta acabam praticando preços bem razoáveis. E dependendo da sua região e também dessa disponibilidade, o valor pode variar entre R$ 600 a R$ 1.200 reais em média (a preços de hoje). Em algumas clínicas o preço é cobrado por quantidade de pontos, ou seja, eles vão avaliar o seu rosto, ver quantos pontos vão ser injetados e ai te passam o preço. Os médicos cirurgiões plásticos em sua grande maioria não fazem esse tipo de processo, eles cobram um preço único e aplicam de acordo com a necessidade de cada paciente.
Por isso tome cuidado, quando você encontrar a aplicação de Botox a um preço extremamente baixo, você deve desconfiar. Embora seja ilegal, algumas práticas comprar como knock-off Botox do exterior. A caixa e uma garrafa parecem idênticos, mas eles não eram fabricados com a qualidade e a pureza controles dos EUA obrigatórios. Outras vezes, alguns lugares que praticam preços muito barato, fazem isso aumentando a diluição sua Botox durante a reconstituição.
A aplicação dói?
Muito pouco. Um creme anestésico e/ou compressão com gelo que fazem diminuir substancialmente essa dor é aplicado antes. A medicação é injetada com agulhas muito finas nas regiões dos músculos a serem paralisados.
Poder-se-á notar um pequeno vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente seis horas.
Quais cuidados deve ter o paciente?
O primeiro cuidado antes de utilizar a medicação é checar se você está fazendo realmente com um Médico Cirurgião Plástico ou um Dermatologista. A medicação só é vendida para médicos com apresentação do CRM. Entretanto, muitas clínicas de estética (que não possuem médicos) conseguem a medicação ilegalmente ou até falsificada, pondo em risco e causando danos irreversíveis nos pacientes.
Cuidados após a aplicação de Botox
- Não massagear a região tratada para que não ocorra migração do produto para áreas não desejadas;
- Evitar exercícios físicos por dois dias após a aplicação;
- Evitar viagens aéreas imediatamente após a aplicação, pois a alteração de pressão-ambiente pode provocar a migração do produto para áreas não desejadas;
- Não deitar ou abaixar a cabeça nas quatro primeiras horas;
- Não tomar aspirina ou medicamento similar por dois dias após aplicação.
- Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação e podem perdurar por um dia, sendo aliviado com o uso de Dipirona ou Paracetamol.
Quanto tempo dura o efeito?
Depois da primeira aplicação, o movimento muscular normaliza passados quatro ou cinco meses. Todavia, as rugas propriamente ditas só regressam depois de seis meses, e é nessa altura que a toxina botulínica poderá ser aplicada novamente, se assim for desejado pelo paciente.
Com o menor trabalho do músculo, o hábito de formação de rugas decresce e consequentemente, a velocidade de aparecimento das mesmas é menor. Nesse sentido, os pacientes que fazem o tratamento algumas vezes apresentam resultados positivos que podem ir até aos oito meses.
Após a aplicação, os efeitos começam a ser notados de 48 a 72 horas e em duas semanas temos o resultado total, que durará por cerca de seis meses, podendo variar entre quatro a oito meses.
O Botox não funcionou, por que?
Quando o Botox não funciona, pode ser que ele não tenha sido aplicado corretamente.O profissional que aplica o Botox pode também errar na dosagem, aplicando menos do que o necessário, ou errar no local de aplicação. Vale lembrar que no cálculo da dose do produto, o profissional que aplica deve considerar o tempo de duração da aplicação, para que não haja problemas com os efeitos acabando rapidamente.
A questão principal é que cada um é diferente, e cada pessoa reage diferente a diferentes quantidades da toxina.Um médico experiente deve fazer testes com o paciente antes de fazer a aplicação, para saber a dosagem certa, e como o organismo do paciente reagirá à toxina botulínica.
Existe idade mínima e máxima para o uso?
De fato, existem pessoas que notam o aparecimento de marcas de expressão pouco depois dos 20 anos. Não existem restrições no que diz respeito a idades dos indivíduos que podem usufruir do tratamento no uso estético, desde que sejam adultos. No caso das pessoas mais idosas, o botox deverá ser utilizado com complemento de preenchimento uma vez que as marcas são mais profundas.
Pode ser usado durante a Gravidez?
A relação entre o Botox e a gravidez ainda não foi explorada com muita profundidade pela Ciência. Ainda não é certo que as injeções da toxina possam prejudicar o desenvolvimento do feto, todavia, existe unanimidade na comunidade médica e científica no aconselhamento da não utilização da toxina nas grávidas e lactantes.
De qualquer modo, os médicos acrescentam que, durante a gravidez, a pele da mulher torna-se muito mais suave, tornando o uso desse procedimento desnecessário.
Quais as complicações e riscos?
A toxina não traz riscos e somente deve ser evitada em pacientes com doenças de perda de força muscular progressiva e doenças auto-imunes em estado grave.
Hoje em dia utilizamos muito a toxina para redução de força muscular de platisma e 1/3 inferior da face, com resultados de lifting facial importante. O risco de rejeição da toxina é baixíssimo sendo utilizada até em crianças com distúrbios neuromusculares ou contração de esfincter da uretra. Mas no procedimento estético o que pode ocorrer são:
- Hematoma no local da aplicação, caso um vaso sanguíneo seja transfixado;
- Queda da pálpebra, caso o músculo que eleva a pálpebra seja acidentalmente injetado ou ocorra a migração do produto diluído para este músculo;
- Diminuição da expressão facial caso as doses injetadas tenham sido exageradas;
- Ocasionalmente o local da injeção é acompanhada de dores ou cefaleias breves;
- Pode ocorrer, com menor frequência, assimetria facial, visão dupla e aumento das bolsas palpebrais.
Onde pode ser aplicado
Atualmente há uma tendência a utilização de toxina em diversas áreas do rosto como testa, glabela, periocular, peribucal, região mentoniana, mandibular, pescoço e colo. Para manter todo o rosto rejuvenescido e fazer uma quantidade tão grande de pontos, é preciso otimizar a dose em locais onde se faz mais necessários, e reduzir doses em locais de menor expressão facial. O cuidado em injetar em pacientes que dependem de sua mímica facial como atores e pessoas públicas deve ser redobrado a fim de evitar rostos engessados como víamos anos atrás.
Usos estéticos do botox
Quanto Botox eu preciso usar no meu rosto?
Para linhas da testa, também chamados sulcos da testa, você vai precisar de 10 a 30 unidades. Glabela linhas de expressão entre os olhos terá entre 10 e 25 unidades da toxina. Um elevador de sobrancelha vai exigir 2 a 5 unidades de cada lado, e os pés de galinha 5 a 15 unidades por lado.
Tratar linhas de coelho em seu nariz vai exigir 5 – 10 unidades de cada lado. Para um elevador sorriso, você precisará de 3 a 8 unidades de cada lado. Alisando as rugas do pescoço exigirá 25 a 50 unidades.
Testa Olhos e sobrancelhas
O envelhecimento traz invariavelmente o endurecimento da expressão facial. Todavia o com esse produto permite relaxar os músculos depressores (responsáveis pelo endurecimento) e, consequentemente, fortalecer os que elevam os contornos, ampliando a sua funcionalidade. Bom, devemos atentar que não substitui de forma alguma a cirurgia, contudo atenua os pés de galinha, eleva as sobrancelhas e melhora o aspecto e contorno da pele.
O botox na testa e na ‘cauda da sobrancelha’ tem o efeito de levantar um pouco as sobrancelhas, como foi feito recentemente no rosto da Grazi Massafera.
Nariz
No que respeita ao nariz, existem dois procedimentos que costumam ser levados a cabo. O primeiro corresponde ao levantamento do nariz, que respeita à paralisação do músculo da ponta do nariz, impedindo-o de se achatar e cair durante a conversação ou sorriso.
No outro caso, apresenta-se como solução para pacientes que tem rugas compreendidas entre o olho e o nariz conhecidas como “rugas bugs bunny”, por parecerem as de um coelho. Os efeitos do procedimento podem durar até nove meses.
Boca e Lábios
Para atenuar as rugas peri-bucais (também conhecidas por código de barras), vão ser picados dois pontos determinados em cada um dos lábios. Este tratamento é especialmente utilizado em rugas resultantes de contraturas musculares ou em casos de bocas que mostram muito as gengivas ao sorrir. O efeito do tratamento dura seis meses.
A toxina pode ainda ser utilizada para paralisar o músculo depressor dos cantos da boca, funcionando especialmente em fazes com propensão a ganhar vincos nas fendas dos lábios. O grande objectivo é retirar o “ar tristonho” da face do paciente. Muitos indivíduos utilizam botox para o aumento de volume labial. Todavia, os resultados são geralmente bem pequeno quando não se cometem excesso de uso do produto.
Ao contrário do que muitos pensam a toxina não é e não deve ser utilizada para aumentar os lábios, este resultado se consegue com preenchimento.
Pescoço e colo
No pescoço, a técnica é dirigida a quem tem rugas horizontais, sem flacidez ou gordura em demasia. É um bom adjuvante ao peeling químico ou à mesoterapia. O resultado não é tão visível como no rosto, mas a aparência sai a ganhar. O efeito é de cerca de dois meses.
O produto pode ainda ser muito útil na eliminação da tensão no pescoço,trata-se das “cordas“ que se tornam visíveis no pescoço quando falamos ou fazemos gestos, que se tornam especialmente visíveis a partir dos 40 anos. A aparência geral do pescoço apresenta notadas melhorias na semana em que se dá o procedimento.
Para Melhorar a Pele oleosa
Com indicação para tratamento de peles gordurosas, utiliza-se o produto de forma muito diluída em agulhas de mesoterapia, num processo denominado mesobotox. Os efeitos (rugas suavizadas e melhor brilho, textura e luminosidade da pele) persistem entre quatro a oito meses.
Publicar comentário