CARDÁPIO DA DIETA DA PROTEÍNA: O QUE COMER?

Dieta da proteína

A dieta da proteína, também conhecida como dieta de Atkins, prioriza a alta ingestão de alimentos proteicos e restringe os carboidratos. Dessa forma, as proteínas e a gordura devem estar presentes em todas as refeições, inclusive nos lanches intermediários. Por prometer a perda de peso de maneira rápida, muitas pessoas fazem adieta de proteína para emagrecer.

CARDÁPIO DA DIETA DA PROTEÍNA

Na dieta da proteína alimentos permitidos são aqueles fontes de proteína e gordura. No entanto, é preciso atenção ao tipo de alimento consumido. Prefira as proteínas magras, disponíveis nos peixes, frango, leguminosas e oleaginosas. Ovos, queijos brancos, tofu e iogurte também podem ser consumidos. Abacate, castanhas, amêndoas, semente de abóbora e de girassol, azeite de oliva e peixes como o salmão e a sardinha são boas fontes de gorduras do bem que podem ser consumidas na dieta de proteínas.

A dieta é realizada em um processo de 4 fases:

Indução: durante 2 semanas estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.

Perda de peso contínua: o objetivo desta fase é descobrir o quanto de carboidratos pode-se comer e ainda perder peso, por isso a quantidade de legumes pode ser aumentada. Esta etapa dura até que se esteja de 3 a 5 quilos de seu peso ideal.

Pré-manutenção: nesta fase descobre-se o quanto de carboidrato pode-se comer sem ganhar peso. Dez gramas de carboidratos podem ser adicionados por dia. Esta fase dura de 2 a 3 meses.

Manutenção: o objetivo é manter os hábitos alimentares adquiridos nas fases anteriores, com cerca de 100 gramas de carboidratos por dia.

BENEFÍCIOS DA DIETA DA PROTEÍNA

  • Acredita-se que ao excluir a principal fonte de energia do organismo (carboidrato), o corpo é obrigado a utilizar reservas de gordura como fonte de energia, levando assim à perda de peso.
  • As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que contribui para prolongar a sensação de saciedade.

RISCOS DA DIETA DA PROTEÍNA

  • Em períodos prolongados, pode levar ao comprometimento dos rins e aumentar o risco de desenvolvimento de insuficiência renal.
  • Presença de sintomas como: cansaço físico e mental, dores de cabeça.
  • Pode causar constipação intestinal, devido ao baixo consumo de alimentos fonte de fibras.

Fonte:

Publicar comentário