ESTUDO RELACIONA CÂNCER DE PRÓSTATA AO TAMANHO DA CINTURA. VEJA ALIMENTOS PREVENTIVOS

Geralmente, boa parte dos problemas de saúde que acometem homens e mulheres tem relação direta com o excesso de peso. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, apresentado na Cúpula de Obesidade Europeia em Gotemburgo, na Suécia, homens de cintura larga têm maior risco de desenvolver tipos mais agressivos de câncer de próstata. Não custa nada lembrar que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens.

Segundo dados levantados pela pesquisa, 10 cm a mais na circunferência abdominal aumentariam as chances de desenvolver esse tipo de câncer em 13%. Contudo, o risco maior fica para os homens com cintura superior aos 94 cm. O levantamento levou em consideração os resultados apresentados em 140 mil homens voluntários, de oito países europeus. No período do estudo, houve cerca de sete mil casos de câncer de próstata, dos quais 934 foram fatais.

Acredita-se que, nesse jogo de correlação, o grande vilão que comprovaria o resultado do estudo sejam os hormônios presentes nas células de gordura, porém, nada ainda foi provado.

Estudo relaciona câncer de próstata ao tamanho da cintura. Veja alimentos preventivos

Recomendações

Apesar do estudo não ter analisado o impacto da perda de peso no risco do câncer de próstata, a recomendação dos médicos que participaram da pesquisa é de que os homens mantenham um peso saudável e diminuam as medidas da cintura. O controle do peso não é fator imprescindível apenas para evitar essa modalidade de câncer, outros tipos e outras doenças também podem ser evitadas, caso exista esse cuidado.

Alimentos que previnem o câncer de próstata

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata acomete cerca de 60 mil novas vítimas todos os anos. Esse tipo de doença só perde para o câncer de pulmão no número de mortes provocadas anualmente. Para não ser mais um a engrossar as estatísticas, vale a pena apostar na alimentação saudável. Nesse aspecto, alguns alimentos são aliados perfeitos para diminuir a chance do homem desenvolver esse tipo de doença.

Conheça alguns alimentos que ajudam no combate à doença:

Tomate – alimento rico em carotenoide licopeno, que ajuda na prevenção do câncer de próstata;

Brócolis, repolho e couve-flor – contém uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das células;

Linhaça e soja – regula os níveis de testosterona no organismo;

Goiaba, mamão papaia, melancia e cenoura – contém carotenoide licopeno, que protege contra o câncer;

Leite – fonte de vitamina D e cálcio, substâncias que ajudam no processo de autodestruição de células que não estão funcionando bem, característica das células cancerígenas. Mas, se consumido em excesso pode ter efeito contrário;

Alho e cebola – ricos em sulfurosos e nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres. Seu consumo pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata;

Nozes, amêndoas, avelã e amendoim – rico em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células;

Chá verde – bebida rica em catequina. A ingestão de cinco xícaras de chá verde por dia pode ajudar a diminuir em 50% o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

Consulte seu médico.

Fonte:

Publicar comentário