COMO FAZER O ÓLEO DE COCO EM CASA E ECONOMIZAR MUITO!
Ao especialistas em nutrição vivem ressaltando que o óleo de coco extra virgem é um dos três alimentos mais completos e perfeitos para o ser humano, e está ali páreo a páreo com o leite materno e o ovo. Além de todos os benefícios ele também auxilia no emagrecimento, na estabiliza o peso. Também combate o colesterol ruim ajuda a combater o diabetes e ainda por cima deixa os cabelos mais lindos!
Parece muito, mas estes são só alguns dos benefícios que o óleo de coco proporciona.
Ajuda a emagrecer: Parece controverso uma gordura auxiliar no emagrecimento, mas estudomostram que o óleo de coco possui ácido láurico, que ajuda o metabolismo a trabalhar de forma mais acelerada, evitando assim o acúmulo de gordura. Além disso, o óleo de coco ativam hormônios como colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal, todos ligados a sensação de saciedade. Resultado disso é a gente comer bem menos nas refeições.
Controla o diabetes e aumenta HDL (o bom colesterol): Neste mesmo estudo os indivíduos que consumiram 13g diária de óleo de coco conseguiram uma redução do colesterol ruim e um aumento do HDL. Os resultados também forma satisfatórios nas pessoas com diabetes, onde os níveis de glicemia também foram diminuídos.
Os cabelos ficam lindos! Adicione um pouco de óleo de coco no creme de pentear ou condicionador, os cabelos irão ficam com mais brilho, macios e super hidratados.
Melhora a imunidade: Ele possui os ácidos láurico e o ácido cáprico, que estimulam o nosso sistema imunológico além de se mostrar muito eficaz no combate a fungos, bactérias e vírus presentes no sangue.
Então temos muitos motivos para fazer uso dele no nosso dia. Entretanto, o preço e a disponibilidade que varia muito em cada região costuma não dar muita chance a que mais pessoas possam comprar, também pelo alto custo. Mas é possível fazer a extração ai na sua casa, e vou te mostrar como é fácil:
Óleo de coco extra virgem caseiro – extração a frio
Selecione 3 coco frescos e com bastante água, retire a água em uma vasilha.
Corte toda a polpa em cubinhos. Adicione a polpa no liquidificador e cubra com a água de coco. Se for pouca água, pode-se completar com água filtrada.
Bata bem até obter uma massa molinha.
Agora você precisa coar essa massa para obter o leite de coco. Utilize uma peneira ou uma flanela fininha, esprema bem até. Separe o bagaço e utilize para fazer bolos e biscoitos, ela é muito nutritiva e rica em fibras!
Agora precisamos reservar o leite de coco que obtermos e deixar descansar por 48 horas. Nesse tempo, o leite irá fermentar e o óleo irá ficar na superfície. Logo abaixo a água e no fundo o restante dos resíduos.
Retire com cuidado com uma concha e guarde em uma vasilha de vidro. E está pronto!
Guardado em temperatura ambiente e um potinho bem fechado, a validade passa dos dois anos. Bom né? Você pode usar o óleo puro em saladas, para cozinhar ou consumir 2 colheres de sopa por dia como promoção da saúde.
Outra maneira de usufruir dos benefícios dele é comendo a fruta, em poucas quantidades diariamente. Mas dessa forma você não pode usá-lo em receitas e quem sabe até você não goste de consumir a fruta em natura. Então fazer o óleo é uma das melhores opções.
Não abuse!
Vale lembrar que o óleo de coco é uma gordura e que se consumida em excesso irá fazer o efeito contrário. O indicado por dia são 2 colheres de sopa do óleo (no máximo) para quem não tem colesterol alto. Já para as pessoas com taxas elevadas de colesterol, o consumo deve ser menor e passa pelo aval de um médico.
Publicar comentário