Você certamente já ouviu falar da Herbalife, certo?
Já usou os produtos dela?
Funcionam?
Bem, nos Estados Unidos, essa empresa está enfrentando grandes dificuldades.
Como noticiaram jornais e revistas, ela fez um acordo para pagar uma multa de 200 milhões de dólares pela Comissão Federal do Comércio (Federal Trade Commission ou FTC, na sigla original em inglês).
O FTC é a agência do governo americano que defende os direitos dos consumidores no país.
E por quê ela terá de pagar essa milionária multa?
O órgão do governo dos Estados Unidos acusa a companhia de iludir quem se propõe a vender seus produtos.
Por ser uma empresa de venda direta, a Herbalife não lida diretamente com o consumidor final e depende de terceiros para comercializar seus produtos, além das vendas online direcionadas a eles.
É o mesmo mecanismo de vendas da Herbalife no Brasil.

A acusação entende que esses consultores são incentivados a comprar kits com valores muito mais altos do que os praticados no site e têm que atrair outras pessoas para revendê-los.
Ou seja, é o velho e conhecido esquema de pirâmide financeira, no entendimento da Comissão Federal do Comércio.
Para o órgão, a Herbalife força uma demanda de mercado que não existe, lesando os consumidores.
A presidente da Comissão Federal do Comércio nos Estados Unidos, Edith Ramirez, vai além e diz que a empresa faz propaganda enganosa ao exigir que seus colaboradores abandonem seus empregos para prosperar com o esquema: “A Herbalife terá que se reestruturar para pagar seus colaboradores pelo que vendem e não pelas pessoas que recrutam”.
A empresa terá ainda que contratar um auditor independente por sete anos para verificar se as adequações exigidas pela agência do governo serão realmente postas em prática.
E no Brasil, como é que fica?
Nada vai mudar.
A companhia já informou que as condições do acordo valem apenas para as operações nos EUA, que representam cerca de 20% das vendas mundiais.
A multinacional também comunicou, em nota, que “acredita que, embora algumas das condições adicionais não tenham impacto significativo para a Herbalife, essas disposições melhorarão as políticas em todo o setor da venda direta. Durante mais de dois anos, a Herbalife cooperou com a investigação do FTC e, embora a companhia entenda que muitas das alegações feitas pelo sejam factualmente incorretas, a empresa acredita que um acordo está no seu melhor interesse”.
A multa aplicada pela FTC servirá também paraacompensar as pessoas que compraram produtos Herbalife.
A forma de como será o reembolso ainda será determinada pela FTC.
Além dos 200 milhões de dólares pela prática de esquema de pirâmide, a Herbalife ainda deve pagar mais 3 milhões de dólares em outro acordo para encerrar uma investigação do estado de Illinois.
Fonte: jornal USA Today
Fonte:http://www.curapelanatureza.com.br/post/09/2016/herbalife-pagara-multa-milionaria-nos-eua-acusada-de-enganar-consumidores